Conselho Pedagógico
Coordenador:
José Augusto Maia Marques
Representantes dos Professores:
Adriana Raquel Ferreira
Natália Sofia Meireles
Raúl Miguel da Costa Fernandes
Representantes dos Alunos:
Filomena Maria Guedes
Maria da Assunção Silva
Noémia Lopes Lavandeira
Representante da direcção:
Iolanda Florbela Coimbra Carvalho
"Uma Janela Aberta para o Mundo (Mensagem do Coordenador do CP)
Vivemos num mundo onde a comunicação e as novas tecnologias são olhadas como fundamentais. Por isso podemos bem afirmar que as tecnologias de comunicação estão a provocar mudanças profundas na nossa vida.
Por vezes essas mudanças significam também a alteração, quando não o desaparecimento, de padrões de valores mais tradicionais como a honestidade, a solidariedade, a fraternidade, que acabam sacrificados à voragem do tempo.
Uma universidade sénior, como é o Instituto Cultural da Maia, tem o condão de conseguir, de modo harmonioso e equilibrado, uma fusão entre estas duas ordens de valores.
De facto, o que se verifica é que na prática, não são as tecnologias que mudam a sociedade, mas sim, a sua utilização. A evolução tecnológica contribuiu para a diminuição da distância e do tempo. A Internet, inicialmente concebida para uso militar, é agora instrumento contínuo de negócio. Através dos sites comunicamos, enviamos e recebemos mensagens, procuramos informações, fazemos publicidade, ganhamos dinheiro, adquirimos produtos, divertimo-nos, satisfazemos a nossa uriosidade, seduzimos, conversamos, tudo isto em suporte virtual.
O Instituto, alinhando nesta tendência, pode e deve ser, assim, uma janela aberta para o mundo.
Para que essa janela aberta para o mundo não fosse apenas uma figura de retórica, eis, finalmente, o nosso site.
Estar na Internet é, hoje, existir. Através dessa existência, os outros sabem quem somos, onde estamos, o que fazemos, o que queremos fazer mais.
Tomam conhecimento das nossas actividades, passadas, presentes e futuras, comungam dos nossos anseios e preocupações, embarcam connosco para esta aventura imensa que é o nosso dia-a-dia.
Felicito por isso todos aqueles que contribuiram para que este site fosse uma realidade.
Mas quero também avisar que um site como este é interactivo. É importante que, para além de aqui virem consultar e beber informação, os utilizadores também retribuam, deixando as suas opiniões e experiências para que estas possam novamente ser partilhadas.
Partilha constante. Redistribuição. Eis o nosso quotidiano, o quotidiano do Instituto Cultural da Maia, que não poderia ter missão mais nobre.
José Augusto Maia Marques"